terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FASHION VICTIMS


Há moda e moda. A "boa" moda tem o verdadeiro cunho da originalidade, tem génio, inventa, reinventa, faz surgir algo novo a partir do velho. A má moda não. É má porque é inestética, porque tem mau gosto ou apenas requenta hoje as más ideias de ontém. Tanto a "má moda" como a "boa moda" vão e voltam.
Concentremo-nos na má moda. Posso usar camisas às bolas com gola gigante ao estilo "palhaço pobre" durante vinte anos, posso usar óculos de massa modelo Woody Allen tamanho XXL, posso até usar bigode bigode farfalhudo à jogador da bola dos anos 80. Se fôr persistente no meu mau gosto certamente chegará o dia em que eu ficarei na moda. Basicamente qualquer tonto de reconhecido mau gosto, desde que persistente, será um gajo que em determinado momento vai ser considerado cool pela carneirada de fashion victims.
Agora, 30 anos depois, voltaram a estar muito na moda os relógios electrónicos Casio dos anos 80. Os de design feio e datado, porque há outros... que não são kitch e, por isso não são trendy. Está para vir o dia em que será muito trendy um bigode à Chalana.
A moda é por vezes uma epidemia induzida, como diria Oscar Wilde, de patetice, digo eu. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário